top of page
  • Foto do escritorNorden Consultoria

Sabe como funciona a sondagem SPT na prática?

Como já mencionamos em outros posts, existem vários tipos de sondagens e elas são uma ferramenta essencial para a caracterização do solo.

Hoje vamos falar um pouco da sondagem SPT e como ela funciona na prática.

.

🔩 O SPT (Standart Penetration Test), também conhecido como Sondagem a Percussão ou sondagem de simples reconhecimento é a técnica mais popular de investigação geotécnica e é amplamente utilizada no levantamento de informações para projetos de Engenharia e Arquitetura.

.

📜 Quando elaborado por uma equipe competente, o boletim de sondagem SPT fornecerá diversas informações sobre o solo local, como cor, granulometria, umidade, grau de compactação, nível do lençol freático e o mais importante, o índice de resistência do solo a cada metro (NBR7250), que é essencial na determinação dos tipos de estruturas que devem ser usadas nos empreendimentos a fim de evitar recalques nas construções ou até mesmo desabamentos.

.

📅 O processo de sondagem é simples, mas dependendo do tipo de solo da região pode demorar várias horas.

.

⚒️ O ensaio consiste na cravação vertical no solo, de um cilindro amostrador padrão, “Barrilete”, através de golpes de um martelo com massa padronizada de 65 kg, solto em queda livre de uma altura de 75 cm. São anotados os números de golpes necessários à cravação do amostrador em três trechos consecutivos de 15 cm sendo que o valor da resistência à penetração (N) consiste no número de golpes aplicados na cravação dos 30 cm iniciais e finais. Após a realização de cada ensaio, o amostrador é retirado do furo e a amostra é coletada, para posterior classificação que geralmente é feita pelo método Tátil-visual.


⛓️ A quantidade de sondagens em um empreendimento varia de acordo com a área do local e o grau de detalhamento necessário.

.

💰 Um furo de SPT costuma variar entre 500,00 e 1000,00 e os profissionais habilitados a assinar os boletins de sondagens são Geólogos e Engenheiros civis

.

Ilustração adaptada de construcaomercado.pini.com.br

691 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page