⛓️ O processo de infiltração é a transferência da água na superfície para o interior do solo. É um fenômeno que depende da água disponível para infiltrar, da natureza do solo (tipo de solo, textura), do estado da superfície (grau de compactação e impermeabilidade), da quantidade de água e ar, inicialmente presentes no seu interior, da inclinação do terreno, da cobertura vegetal (raízes, folhas, frutos e da matéria orgânica no geral) e do tipo de chuva.
⚖️Para a determinação das propriedades hidráulicas do solo, para saber como a água infiltra, sua velocidade, e a capacidade de absorção do solo, 3 testes são amplamente utilizados.
1) Um dos testes mais simples e completos é o “ensaio de percolação”.
💦 Um ensaio de percolação no solo, ou teste de percolação, é uma forma de avaliar a taxa de absorção ou permeabilidade do solo em uma determinada área. Sua finalidade é fornecer o coeficiente de percolação do solo, o qual é indispensável ao dimensionamento de sumidouros, fossas absorventes, campos de absorção e outros. Esse teste nos dá como resultado a capacidade de absorção de água pelo solo em um metro quadrado.
2) Os outros dois testes (“Anéis Concêntricos” e “Open end Hole”) focam em nos dar os resultados da condutividade hidráulica vertical, ou seja, o quão rápido a água percola no solo. O primeiro nos dá o resultado em superfície, e o segundo nos informa a velocidade de infiltração vertical em diferentes profundidades.
⛲ A aplicação conjunta do ensaio de percolação com os dados de condutividade hidráulica nos permite planejar o modelo de impermeabilização de áreas como fábricas, condomínios, casas, definir sistemas de drenagem e amortecimento, e gerar zonas de escape e absorção para toda essa água evitando assim acidentes como alagamentos e rompimentos de barragens e represar.
Comments