• Norden Consultoria

Achei minério na minha área, qual o próximo passo?

Muitas pessoas nos procuram dizendo que conhecem uma área ou possuem uma propriedade com elevado potencial mineral e nos perguntam se elas já podem simplesmente começar a explorar o minério na área.

.

Infelizmente, mesmo que a pessoa seja dona da área, não necessariamente ela é detentora dos direitos minerários do local, e ela definitivamente não é dona do minério.

.

- Ok Norden, eu entendi que o minério pertence ao governo. Então nesse caso, o que eu posso fazer? Como posso me tornar um concessionário e ter o direito de explorar a terra?

.

Depois de identificado o minério vai ser preciso solicitar uma autorização.

.

- Mas Norden, como eu tiro essa autorização?

.

O primeiro passo é ver se a área que você deseja explorar está “livre”, ou seja, se a área está disponível para ser requerida junto à Agência Nacional de Mineração (ANM). Para isso, o minerador deve acessar o site do Sigmine e verificar se já há algum polígono sobre a área desejada. Se já houver um polígono sobre a área o acompanhamento deve ser feito no site da ANM (“Dados do Processo”). Se a área já estiver disponível, o próximo passo é a solicitação da “autorização de pesquisa” ou a realização de um “pedido de lavra garimpeira” junto a ANM. Para os dois processos o minerador precisa efetuar um cadastro prévio no site da Agência.

.

Qualquer um pode fazer essa solicitação, mas vale lembrar que para a exploração do minério vai ser necessário a atuação de um geólogo como responsável técnico da área.

9 visualizações
(61)9 9976 0117
Copyright 2019 - Norden. Todos os direitos reservados.
  • Instagram - White Circle
  • Branca Ícone LinkedIn