Forest's edge - Photo by Ivan Bandura on

Georreferenciamento

O Georreferenciamento ou georreferenciação de um terreno, uma imagem ou um mapa é tornar suas coordenadas conhecidas num dado sistema de referência.

Ele é feito por meio de um processo de reconhecimento das coordenadas geográficas do local com o auxílio de aparelho de GPS de precisão métrica a milimétrica que resultam na medição precisa do polígono e na geração de mapas topográficos e de localização.

Onde é empregado? O mais comum é ouvirmos a palavra georreferenciamento atrelada a medição de lotes ou a elaboração de CARs (Cadastro Ambiental Rural).

 

Esse produto é essencial na regularização de áreas e na realização do CAR (Cadastro Ambiental Rural), e pode ser feito com os auxílios de GPS de precisão métrica (GARMINS), milimétricas (RTKs) ou com o auxílio de drones, que além de gerarem dados centimétricos, disponibilizam imagens recentes da cobertura local.
 

Quem pode realizar esse levantamento? De acordo com a Legislação vigente, somente os profissionais registrados no CONFEA/CREA podem georreferenciar um imóvel. Esse profissional necessita também de atribuições de Georreferenciamento em sua formação. . Para o CONFEA, profissionais formados em nível superior ou técnico como Arquitetos e Urbanistas, Geólogos, Engenheiros Cartógrafos e Engenheiros Agrimensores, estão aptos para executar processos de georreferenciamento.

A Norden desenvolve o georreferenciamento com a metodologia que mais se enquadra na demanda do cliente, visando entregar a melhor solução pelo melhor custo.

Conheço outros serviços da Norden

Cadastro ambiental Rural (CAR)

Teste de

Infiltração

Inventário

Florestal

(61)9 9976 0117
Copyright 2019 - Norden. Todos os direitos reservados.
  • Instagram - White Circle
  • Branca Ícone LinkedIn